Após 22 dias de ser interditada pela Defesa Civil Municipal, a ponte Corredor dos Freitas, no distrito de Pains, continua sem reparos na estrutura. O local, a cerca de 13km da RSC-287, chegou a ter bloqueio total, com sinalização de cavaletes. Mas, um temporal arrastou as placas e, agora, a ponte que deveria seguir com o trânsito interrompido, está com o fluxo liberado e de forma irregular.
Segundo a Defesa Civil, a estrutura de madeira estaria comprometida, o que poderia colocar em perigo quem passa pelo local. Conforme a dona de casa Elizabete Souza, de 31 anos, se a estrutura ceder, cinco famílias da localidade de São Geraldo podem ficar ilhadas:
Estrutura de madeira que dá sustentação a ponte estaria com problemas
– A gente até tinha se planejado de deixar um carro para o lado de lá e um para o lado de cá, porque a gente tem pessoas de idade, com problema de saúde. Se alguém fica doente e precisar sair, não tem o que fazer – comenta.
Apesar dos riscos, os moradores da região transitam pelo local para poderem se deslocar para a cidade, pois, segundo eles, não há outro caminho. A dona de casa afirma que o maior transtorno, no momento, é conseguir levar as crianças para a escola:
Elizabete de Souza, dona de casa, teme que a estrutura ceda e deixe a família e vizinhos ilhados
– A gente precisa ir até lá em cima. Dia de chuva, passar de carro é perigoso do jeito que ela está ali. Os carros tem que passar bem devagar para levar os filhos no colégio – conta Elizabete.
Conforme a prefeitura de Santa Maria, o serviço de manutenção da ponte foi incluído no cronograma de serviços da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Assim que possível e mediante a condição climática favorável, o conserto será realizado.
José Quintana Jr, [email protected]